Biojoias ou ecojoias? Tudo o que você precisa saber sobre acessórios sustentáveis!
- portalnorteia
- 28 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2022
Como o próprio nome sugere, as biojoias e ecojoias são acessórios de moda sustentáveis, amigáveis ao meio ambiente e confeccionados manualmente com elementos encontrados – ou descartados – na natureza.

Mas, afinal, existe diferença entre os termos?
Sim. Quando o assunto é biojoias, o conceito é orgânico e natural, ou seja, são apetrechos fabricados por meio de processos manuais com elementos encontrados na natureza. Brincos, pulseiras e colares feitos com pedras, ossos, sementes, madeiras, cascas e fibras vegetais são alguns exemplos.

Por outro lado, quando nos referimos ao termo ecojoias, temos a ideia de uma produção com menor impacto à nossa casa comum – o meio ambiente. Para isso, utilizamos a fórmula dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Dessa forma, as ecojoias são acessórios de moda produzidos mediante a transformação ou reaproveitamento de insumos que possivelmente seriam descartados após a sua utilização, como latas, madeiras, embalagens plásticas e materiais têxtis.

A valorização tanto das biojoias, quanto das ecojoias está na originalidade do processo criativo do designer, na dificuldade de acesso à matéria-prima e na combinação com outros metais nobres – como ouro, prata e cobre.
Para conhecer um pouco mais, confira algumas marcas de eco e biojoias da Região Norte:
BARBARA MULLER

// Coleção de fragmentos soltos de árvores que vão sendo levadas pela força da maré.
KÓTIRIA

// Peça criada com a fibra de Tucum por mulheres artesãs da etnia Wanano
MARIA OITICICA BIOJOIAS

// Colar de jarina fatiada
AMAZONIA ANCESTRAL

// Pulseiras e brincos confeccionados com as sobras de produção de objetos utilitários
Comments