Tá na moda, mas não tá no Norte: por que algumas tendências não chegam por aqui?
Sabemos o que são as tendências de moda, como elas surgem e quem são os responsáveis por propaga-las. Da mesma forma, também sabemos que algumas regiões possuem mais espaço e se tornam porta-vozes na geração das modas brasileiras, ainda que possuam comportamentos, características climáticas e hábitos culturais completamente distintos.
Ocorre que alguns fatores corroboram para essa construção. Ter um notável fluxo comercial ocasiona um forte poder de influência, visto que cria uma concentração maior de pessoas e, consequentemente, de ideias.
Por essa razão e por contextos históricos, a cidade de São Paulo torna-se uma potente criadora de tendências, tanto por sua diversidade significativa, quanto por sua força de mercado.
A moda se espalha à “velocidade da luz”?
Metaforicamente, a moda se espalha à “velocidade da luz” e os meios de comunicação foram e são protagonistas deste cenário, principalmente após os formatos digitais se tornarem mais democráticos. A propagação da informação, no entanto, não significa adesão, pois a primeira depende de espaço nas mídias, enquanto que a última, além do espaço, depende da significância e da geração de desejo.
Em 2015, a coleção de Inverno/2016 de Moschino trazia Teddy Bear como destaque e febre na estação. Em menos de uma semana, as peças já circulavam nos e-commerces e se dissipavam pelas ruas europeias, o que, com o empurrãozinho da internet, não demorou para alcançar terras brasileiras.
Virou tendência, virou moda. Mas não era habitual ver as nossas vitrines exibindo moletons com desenhos de ursinhos. Além do fator climático, que faz com que determinados materiais e tecidos não sejam viáveis para o uso cotidiano, a distância geográfica também gera um certo desinteresse em seguir comportamentos de grupos culturalmente distantes.
A vanguarda tem vez?
O frescor tropical, às vezes, sai do óbvio. Não tem tantas camadas, não tem muito peso, não é rígido; é leve e se movimenta no ritmo das músicas e do estilo de vida. As cores possuem mais força e se espalham com mais velocidade, assim como um estilo moderno, casual e limpo.
Dessa forma, o Norte definiu seu próprio conceito vanguardista. Se há rumores de uma peça queridinha, como num encontro das águas, a trend se mescla a uma identidade própria e assume um novo formato.
Menos irreverente, mais particular;
Único, apesar de conservador.
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