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Tingimento Natural e Estamparia Botânica: conheça Ludimila Heringer

A marca, que foca no Slow Fashion (produção lenta), tem, na sua arte de fazer moda, as manualidades em geral, como o crochê, os bordados, o tingimento natural e a estamparia botânica – tudo feito à mão.

Foto: Duda Santana (Reprodução/Instagram) @ludimilaheringer

Ludimila Heringer, a diretora criativa da marca, acredita muito no Norte como potência criativa e conclui que “o que dificulta para nossa gente é a falta de visibilidade, oportunidades e esse distanciamento do eixo predominante – Rio/SP”. Realmente, estar longe dos grandes centros impossibilita a participação em diversos eventos e a formação de um bom networking, fundamentais para o funcionamento de um negócio, mas Ludimila completa: “a gente precisa parar de reclamar e agir. Agir pra poder mostrar nosso trabalho!”


Foto: Duda Santana (Reprodução/Instagram) @ludimilaheringer

O que falta para uma moda com mais Norte? Para Ludimila, “falta justamente a união, alguma coisa que centralize e traga junto as pessoas”. Quando falamos que o Norteia é a teia que conecta uma moda com Norte, nos referimos a isso. Segundo a diretora criativa, “existem muitas empresas de fora que fazem propaganda com a cultura do pará, sendo que aqui (no Pará) tem muitas (outras) empresas com anos e anos de atuação que as pessoas não acreditam, não conhecem e nunca consumiram o produto”.


Por que isso ocorre? Bem, há uma certa tendência humana em valorizar aquilo que é distante da sua realidade, o famoso e velho clichê de que a grama do vizinho parece sempre ser mais verde, mas Ludimila é enfática ao verbalizar: “eu acho que a gente tem que virar esse jogo”! E nós vamos!


“A gente tem que ter a consciência que nós temos todo o potencial para fazer um produto que tem um selo de sustentabilidade e que vem da Amazônia”.

Foto: Duda Santana (Reprodução/Instagram) @ludimilaheringer

Perguntamos à Ludmila quais conselhos ela daria aos criativos de moda do Norte e ela nos listou alguns. Confira:


1) Faça um bom trabalho e seja original – parece óbvio, mas nem todo mundo capta essa mensagem. Fazer um bom trabalho é sobre dar o seu máximo e apresentá-lo da melhor forma possível.


2) Participe de eventos – feiras nacionais e eventos de moda conectam as pessoas e dão mais notoriedade aos trabalhos que são feitos.


3) Cerque-se de pessoas que te apoiam e que tenham os mesmos pensamentos que você – muita gente esquece disso, mas apoio emocional também é uma forma de cuidado!


4) Produza e insista até chegar a um resultado – eles podem até demorar, mas chegam!


5) Tenha humildade – esteja aberto a aprender com outros profissionais. Todo mundo tem algo a ensinar e a aprender.


6) Seja inquieto - O artista tem que estar sempre insatisfeito e procurar se superar! Não procurar superar o colega, mas se superar em técnica, em conhecimento, em abordagens, em criatividade, em etapas, em conteúdo e em toda apresentação do produto.


De Belém do Pará, Ludimila Heringer afirma que pretende expandir sua marca para outras localidades tanto nacionais, quanto internacionais, mas isso é um projeto futuro que ainda há muitas etapas para vencer.


Nós, do Norteia, acreditamos e estamos na torcida para que isso aconteça!

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